Causas da Calvície (Alopecia Androgenética)
O tipo de calvície mais comum, a androgenética. “Andro” – vem do grego e significa masculino, devido a participação dos hormônios masculinos como causa da calvície, enquanto que genética vem da questão hereditária. O seu gene é dominante, ou seja, uma pessoa tem 50% de chance de desenvolver calvície se um dos pais tiver o gene, e 75% de chance se o pai e a mãe forem portadores.
Este processo, com frequência, se inicia após a puberdade, quando há um aumento dos níveis hormonais. Porém nada impede que ocorra em idades mais avançadas. Uma vez iniciado o processo, ele é irreversível. O cabelo que é programado, geneticamente, para calvície, vai cair mais cedo ou mais tarde. Tratamentos clínicos podem retardar a perda do cabelo, mas algum momento a genética irá vencer.
A região frontal e o vértex (coroa) do couro cabeludo são as que possuem maior predisposição os efeitos hormonais, logo, a calvície é mais freqüente nesses locais.
As regiões temporais (laterais, próximo às orelhas) e occipital (posterior da cabeça) não possuem a genética para calvície, e por esta razão, praticamente, não há calvície nessas regiões.
O Transplante capilar é a solução definitiva para a calvície, pois utiliza folículos capilares das regiões occipital e temporais, que não têm a genética da calvície, para serem transplantados para as áreas de calvície. Desta forma, os cabelos que nascem após o transplante ficam imunes.