Ao contrário de que a maioria das pessoas pensam, a calvície feminina é tão comum quanto a masculina, sendo chamada de Alopécia Androgenética Feminina ou Padrão Feminino de Calvície. Assim como nos homens, há transmissão genética, apesar haver história familiar positiva somente em 20% dos casos. Sabe-se também que existem outras causas para a calvície feminina que ainda não foram bem esclarecidas.
Durante a avaliação da paciente, motivos transitórios de queda de cabelo devem ser excluídos como anemia, regimes para emagrecer intensos, alterações hormonais, doenças da tireóide, estresse, entre outros.
Alguns fatores desencadeantes são: desordens hormonais de diversos tipos, podendo ser início ou interrupção do uso de anticoncepcionais, pós parto e menopausa.
Os hormônios femininos protegem a mulher da calvície, fazendo com que a mesma seja menos severa, e com uma apresentação diferente. Normalmente a linha frontal de cabelos é preservada, e a calvície se manifesta no topo da cabeça. A principal queixa da paciente é conseguir ver o couro cabeludo através dos cabelos.
O início da calvície é na linha média de repartição dos cabelos, e vai aumentando lateralmente. Veja abaixo:
Tratamentos para Calvície Feminina
A Calvície Feminina possui diversas opções de tratamentos clínicos, e quando há área doadora suficiente, também pode ser tratada com Transplante Capilar, com excelentes resultados.
Como em todos os casos de calvície, quanto mais precoce for o início do tratamento, melhores serão os resultados.
Tratamentos clínicos: Microinfusão Capilar, Laser Capilar, Tratamento medicamentoso.